NOTA DO SETORIAL DE DIREITOS HUMANOS DO PT CEARÁ SOBRE A TRAGÉDIA DO JACAREZINHO/RJ

7 de maio de 2021

O Setorial de Direitos Humanos do PT Ceará repudia a operação policial com maior número de mortes na história do Rio de Janeiro, em plena pandemia e contrariando decisão do Superior Tribunal Federal (STF). As mortes de 27 moradores e um policial é mais uma tragédia que reflete a ultrapassada e ineficaz política de combate ao tráfico de drogas no Brasil, que ao longo da história matou milhares de pessoas em todo o país, sendo estas policiais, moradores e criminosos, sem nunca focar de forma séria nas raízes desse problema. Desde o ano passado, o STF determinou que operações policiais desse nível só ocorressem em casos excepcionais.

O PT Ceará soma-se às diversas organizações nacionais que condenam a ação ocorrida nesta quinta,6, e cobra investigação e punição aos responsáveis. Também se solidariza com os moradores, a família do agente e das demais vítimas. Em um cenário em que as periferias brasileiras enfrentam como podem a pandemia da COVID-19, ampliada pela gestão criminosa do governo federal, enfrentar operações desse modelo é desumano.

É urgente discutir o modelo de segurança pública brasileiro que tem um histórico de repressão, tortura e execuções contra cidadãos, em especial negros, negras e moradores das periferias brasileiras em todos os estados do país.

Compartilhe

Recomendados

Sem categoria
Nota oficial do Partido dos…
26 de agosto de 2022