ELEIÇÕES 2022: Saiba como tirar ou transferir título eleitoral

10 de janeiro de 2022

O eleitor também pode acionar o Disque Eleitor 148 para esclarecer mais dúvidas.

O poder máximo do cidadão é o voto. E neste ano de 2022, todos, todas e todes terão o direito a fazer uma escolha que poderá mudar o destino do nosso país. No Brasil, o voto é obrigatório para os maiores de 18 anos, mas os jovens a partir de 16 já podem retirar seu título eleitoral. 

Agora é possível solicitar a emissão do documento via internet. O procedimento é simples e pode ser concluído em alguns minutos. Ao final, após análise do pedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é fornecida a versão virtual do título, disponível no aplicativo e-Título. O eleitor pode comparecer ao local de votação levando apenas o registro digital, sendo dispensável a apresentação do documento em papel. 

O primeiro passo é acessar o TítuloNet, sistema oficial fornecido pelo TSE para esse tipo de requerimento. Saiba como fazer no vídeo:

COMO TRANSFERIR O TÍTULO?

Esse ano o primeiro turno acontece dia 2 de outubro e estarão disponíveis para voto os cargos de presidente e vice-presidente da República, senadores, deputados federais e estaduais e governadores. Lembrando que o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 anos e analfabetos. No dia do pleito, é imprescindível a apresentação do título de eleitor, seja impresso ou virtual, junto a um documento com foto no local de votação.

Se deseja transferir seu local de votação é somente acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o prazo final é até 150 dias antes do primeiro turno, ou seja, isso deve ser feito no máximo no dia 4 de maio. Caso seu título tenha sido perdido ou extraviado, a Justiça Eleitoral disponibiliza o e-título (título eleitoral digital) a todos os eleitores, por meio do aplicativo. Ele serve como uma espécie de “segunda via digital”, já que com ele fica dispensada a apresentação do título em forma impressa.

Para fazer a transferência, o eleitor que quer transferir o título em 2022 precisa verificar se não tem pendências com a Justiça Eleitoral. Se não tiver, basta seguir o seguinte procedimento:
– Acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE);
– À esquerda, clicar em “Título Eleitoral” e depois em “Título Net”;
– Preencher o requerimento, enviando os documentos solicitados;
– Depois, é só acompanhar a análise da Justiça Eleitoral no próprio site.
Embora alguns cartórios eleitorais estejam atendendo presencialmente, o TSE recomenda que o processo seja feito pela internet, para evitar aglomerações.


REGRAS PARA TRANSFERIR O TÍTULO:

Por isso, o eleitor que se mudou de cidade precisa transferir o título e, em 2022, isso pode ser feito pela internet de forma simples. Porém, para que isso seja possível, é preciso seguir alguns requisitos:
– Estar morando há pelo menos três meses no município para onde deseja transferir;
– Ter pelo menos um ano desde a emissão do primeiro título ou da última transferência;
– Não estar cumprindo ou não ter condenação sem cumprimento total da pena;
– Ter cumprido suspensão de direitos políticos em casos de improbidade administrativa.

Informações Portal Terra e DCI

Compartilhe

Recomendados

Sem categoria
Nota oficial do Partido dos…
26 de agosto de 2022