Inclusão digital virá com recursos do FUST

8 de abril de 2005 Inclusão digital virá com recursos do FUST

Milhões de brasileiros ainda não têm acesso aos serviços básicos como energia elétrica, água e sistema de esgotamento sanitário. Mas não é preciso universalizar apenas esses serviços que são essenciais. O desenvolvimento de pequenas localidades e regiões passa, necessariamente, pela inclusão digital com o acesso à internet e ao acervo mundial de informações nela contidas.É por isso que o governo Lula lançará, ainda este mês, o programa “Brasil Ligado”. A meta é assinar convênios com prefeituras e governos estaduais para repassar recursos do FUST (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) que, atualmente, somam R$ 3,4 bilhões.

A criação do FUST, uma iniciativa do nosso mandato, tem como objetivo destinar recursos para implantar redes de computadores e acesso rápido à Internet em escolas, bibliotecas, hospitais e secretarias de segurança pública, nas regiões mais carentes do Brasil. A Lei nº 9998/2000 disciplina uma área complexa que envolve tecnologia de ponta e uma série de regulamentos. O governo Lula está removendo os últimos entraves para lançar o programa de inclusão digital.

Promover o acesso de populações carentes à internet é um dever do Estado. Crianças que estudam em escolas públicas “desconectadas” à internet têm suas perspectivas de futuro seguramente restritas. Bibliotecas, hospitais e secretarias de segurança pública também têm suas possibilidades de ação e de solução dos problemas da comunidade reduzidas pela exclusão da rede mundial de computadores.

É hora de mudar essa realidade e dar um salto de qualidade na inclusão digital. A Lei do FUST define que pelo menos 30% dos seus recursos serão investidos no Norte, Nordeste e Minas Gerais (Polígono das Secas). Salas de Internet (ilhas digitais) e sistemas de teleconferência serão instalados no interior, possibilitando a disseminação de conhecimento e informação por meio de satélite, dentre outros benefícios.
Os recursos do FUST são fundamentais na construção de um Brasil de Todos.

Compartilhe

Recomendados

Sem categoria
Nota oficial do Partido dos…
26 de agosto de 2022