Fórum Estadual do Comércio

2 de abril de 2005 Fórum Estadual do Comércio

Todos sabemos que o setor é um dos mais importantes da economia, mas existem entraves que limitam o seu desenvolvimento, com sérias implicações na geração e manutenção de empregos, no crescimento da arrecadação estadual e municipal e na expansão dos negócios.

No mês de março de 2005, apresentamos um projeto de lei na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará para criação do Fórum Estadual do Comércio. O momento é oportuno para retomar esta discussão. O governo federal estuda a criação de uma secretaria especial do comércio para propor alternativas para melhorar o desempenho do setor, especialmente das pequenas empresas e daquelas que mais empregam.

Os números do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio(IPDC) mostram que, no ano passado, o comércio de fortaleza faturou 13,09% a mais que em 2003. No entanto, a pesquisa revelou que houve concentração de vendas nas grandes redes em detrimento dos pequenos negócios. Por outro lado, os números do IBGE mostram que, em 2004, houve aumento de 4,3% no consumo das famílias-o que se reflete também no comércio, abrindo novas perspectivas.

O modelo de desenvolvimento que vigora no Estado sempre priorizou o setor industrial. Agora está na hora de buscar soluções para o setor do Comércio. A criação do Fórum Estadual do Comércio possibilitará a conjugação das diversas entidades vinculadas ao setor com um mesmo objetivo: estudar as soluções necessárias para a expansão do Comércio cearense, fortalecendo-o e propondo alternativas relacionadas ao crédito, à taxa de juros e à geração de empregos e renda, dentre outros aspectos.

Compartilhe

Recomendados

Sem categoria
Nota oficial do Partido dos…
26 de agosto de 2022