A Cidade e as Regionais
Fortaleza, segundo o Censo/2000, atingiu a cifra de 2.141.402 habitantes, que representa 71,69% da população da Região Metropolitana e 28,82% da população total do Ceará. Outro dado relevante é que o mais populoso dentre os municípios não metropolitanos – Juazeiro do Norte – possui 212.133 habitantes, isto é, 9,9% da população da capital do estado. Esses percentuais revelam o desequilíbrio socioespacial entre a capital e o interior.
Os 114 bairros da cidade foram distribuídos geograficamente em seis regiões administrativas, dentre as quais a Regional IV com 259.831 habitantes é a menor dentre elas, em termos populacionais. Tal número representa uma população superior a Juazeiro e a Caucaia, o segundo município em população do estado, com 250.479 habitantes. Assim, cada uma das regionais corresponde ao porte populacional desses dois municípios.
Demograficamente, verifica-se que os setores nordeste (Regional II) e noroeste (Regionais I, III e IV) são os mais ocupados em relação aos setores sudoeste (Regional V) e sudeste (Regional VI) da cidade. Daí, o setor sul de Fortaleza caracterizar-se como área de expansão urbana, enquanto o setor norte, no seu lado oeste apresenta as maiores taxas de densidade demográfica.
Quanto à renda, identifica-se que dos dez bairros com maior renda per capita de chefes de família um se situa na Regional VI e nove estão localizados na Regional II, a qual concentra 40,45% do total dessa renda. Já os dez bairros com menor renda estão assim distribuídos: seis bairros na Regional V, dois bairros na Regional I, um bairro na Regional III e outro na Regional VI. Portanto, o setor oeste reúne os bairros mais pobres da cidade.
Dentre os bairros, Meireles (Regional II) apresenta a maior renda per capita (R$ 4.289,36) e Parque Presidente Vargas (Regional V) a menor renda (R$ 269,63). Portanto, o mais rico possui uma renda 16 vezes superior ao mais pobre.
No tocante ao Índice de Desenvolvimento Humano do Município – IDH-M por região administrativa, verifica-se que do total de bairros da cidade, sete têm IDH-M alto e todos se situam na Regional II, 66 apresentam índice médio e 41 baixo.
A Regional II, reunindo 14,56% da população total da cidade, concentra 40,56% da renda total dos responsáveis por domicílios particulares e o melhor IDH-M da cidade em relação às outras regionais. No oposto, encontra-se a Regional V, a mais populosa das regionais, detendo apenas 10,33% dessa mesma renda e apresentado os piores indicadores sociais.
Estudar o presente da produção socioespacial de Fortaleza é debruçar-se sobre uma aglomeração urbana que tende a consolidar a ocupação da Regional II e expandi-la na Regional VI, através da construção das melhores condições de infra-estrutura e serviços, voltadas para privilegiar os segmentos de maior renda da cidade. Por outro lado, isso é realizado privando as camadas populares, em sua maioria morando no setor oeste, dos benefícios e melhorias urbanas que demandam historicamente.
Assim, a ”cidade dos ricos” segue na direção do litoral leste com sua imagem associada às atividades do ócio e do bem viver, enquanto a ”cidade dos pobres”, ao aproximar-se do Distrito Industrial de Maracanaú, a oeste, vincula sua imagem ao trabalho árduo da produção fabril e à precariedade das condições de vida.
Iniciar um processo de reversão dessa perversa desigualdade socioespacial é o maior desafio da gestão que se inicia sob o comando da Prefeita Luizianne Lins. Vencê-lo requer generosidade, paciência e determinação política no ato de administrar. Um exemplo disso é o governo Lula.
Compartilhe
Recomendados
NEILA É QUEM O POVO…
29 de agosto de 2024Uma caminhada no comércio de Piquet Carneiro marcou o ínicio da campanha da nossa candidata…
PT mais forte na Região…
11 de março de 2024Em uma longa agenda no final de semana na região do Cariri, o presidente do…
NOTA OFICIAL PT CEARÁ
3 de maio de 2022As declarações de Ciro Gomes são de extrema agressividade, capazes inclusive de interditar de vez…
JOVEM, PESTISTA E LOGO IMORTAL,…
18 de abril de 2022O anúncio vindo do presidente da Academia Iracemense de Letras e Artes – AILA Caio…
ELEIÇÕES 2022: Saiba como tirar…
10 de janeiro de 2022O eleitor também pode acionar o Disque Eleitor 148 para esclarecer mais dúvidas. O poder…
Vereadora Petista, Larissa Gaspar, sofre…
27 de julho de 2021A vereadora Larissa Gaspar (PT) foi ameaçada de morte na madrugada desta terça, 27, por…
NOTA DO SETORIAL DE DIREITOS…
7 de maio de 2021O Setorial de Direitos Humanos do PT Ceará repudia a operação policial com maior número…
Partido dos Trabalhadores lança campanha…
7 de maio de 2021Sob o mote “A nossa luta é pela vida de todos”, a campanha está em…
MEU PT – Limoeiro do…
23 de julho de 2019Assista o primeiro episódio da série Meu PT que visitará os municípios do Ceará para…
Com corte de gastos, arcabouço…
28 de novembro de 2024Pacote anunciado por Haddad prevê alteração de política de valorização do piso nacional O pacote…
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad…
27 de novembro de 2024“Por um Brasil mais forte. Governo eficiente, País justo” é o tema do pronunciamento, em…