“Uma mulher negra feliz é um ato revolucionário!”

9 de março de 2022

Essa frase é da feminista negra e autora do livro “Encarceramento em massa”, Juliana Borges e virou obra de arte pelas mãos da mestranda em Poéticas Visuais, Mônica Ventura.

Podemos questionar essa frase de várias maneiras, afinal, nós mulheres negras, estamos na base da pirâmide social, somos as mais empobrecidas, assim como sofremos todos os dias pela matança de corpas negres ao nosso redor. 

Vivenciamos um governo genocida que a todo dia retira direitos das comunidades tradicionais, precariza a saúde e educação e ainda promove gastos públicos absurdos em nome de um projeto fascista em curso no Brasil.

Então, qual o motivo dessa felicidade?

A nossa existência é um grande exemplo! A nossa garra de viver, estudar, trabalhar e de não fazer nada também, sempre é motivo de felicidade. Só assim, conseguimos forças para enfrentar as estruturas racistas, machistas e LGBTfobicas.

Aprendemos aos poucos a nos amar, a cuidar dos nossos cabelos, valorizar as e os mais velhos e entender que o amor pode e deve está em nossas vidas. Assim, construímos caminhos de fortalecimento do povo negro, algo que o racismo tenta a todo momento retirar de nós.

Compreendemos que nem sempre temos respostas para tudo, mas que nosso posicionamento orienta toda a comunidade que fazemos parte. Mulheres negras inteligentes e donas de si, assustam as estruturas sexistas.

Os passos que vieram antes de nós, partilharam amor através da formação de quilombos, na manutenção dos ritos das religiões de matrizes africanas, como também no ato de cozinhar. Essas são heranças ancestrais presentes na vida de muitas de nós, e sabemos que a continuidade desses feitos depende de corpas sã e conscientes do chão onde pisam.

É com base nessa resistência anti sistêmica que iremos construir uma sociedade onde o racismo, machismo e LGBTfobia não tem vez! Por isso afirmamos: Bolsonaro nunca mais!

Nós mulheres do Movimento Negro Unificado, convocamos todas mulheres negras para esse ato revolucionário. Eu sou porque nós somos e nós merecemos ser felizes!

Geyse Anne, Coordenadora Estadual de Mulheres – MNU Ceará e da Executiva Estadual do PT Ceará.

Compartilhe

Recomendados

Sem categoria
Nota oficial do Partido dos…
26 de agosto de 2022