Iris Maria: A esperança de um novo Apuiarés

18 de novembro de 2020

No último domingo, 15 de novembro, em Apuiarés-CE cidade de aproximadamente 13,927 habitantes (IBGE/2010), localizada na microrregião do médio Curu, com fonte majoritária de renda a agricultura e o empreendedorismo e conhecida por seus moradores como “cidade princesa”, é eleita a única prefeita no Ceará pelo Partido dos Trabalhadores. Íris Maria, filha da cidade, é mulher, jovem, sindicalista, agricultora rural e a primeira prefeita do município.

Sendo Apuiarés marcado por escândalos de corrupção e descaso dos gestores passados, a população assistiu inerte a precarização e a falta de desenvolvimento da cidade. Desesperançosos, esperavam incansadamente uma solução, ou melhor, uma esperança. Foi com o slogan “A esperança de um novo Apuiarés” que a chapa pura do Partido dos Trabalhadores (PT), com os nomes de Íris Maria para prefeita e Professor Valdeny como Vice-prefeito, é eleita com 51,04% dos votos. Foram 4.892 votos de confiança e esperança de uma nova cidade. É a partir deste sentimento de renovação, que nasce o projeto petista para Apuiarés. Ele surge através de um grupo de 10 pessoas, jovens, sindicalistas, mulheres e homens com a forte crença que sua cidade e seu povo possuía uma potencialidade incrível e apenas necessitava que cidadãos comuns, da própria terra ocupassem os cargos de poder do município. 

Por mais que a corrida eleitoral de 2020 tenha sido marcada pelo ideal de MUDANÇA  com o antagonismo PT e PSB e duas candidatas mulheres novas na disputa política do município, uma delas apresentava “renovação” mas cercada da velha política oligárquica e Íris mostrava-se a própria renovação.  Dessa forma, assim como eu, jovem, mulher e universitária do município, a população sentiu na pele a diferença de projetos, o que é ter uma prefeita que preocupa com as pessoas e que ama sua terra e outra que se preocupa com os arranjos políticos, e não tem compromisso com a cidade.

Por fim, como a realidade sempre bate na porta, e o novo também sempre chega, no último domingo (15), a população de Apuiarés se une e faz história elegendo dois trabalhadores como representantes políticos. A primeira mulher agricultura e o primeiro vice-prefeito professor, dois cidadãos comuns que advindos das classes populares, diferenciando-se de todos os antecessores. Sendo a primeira vez de cada um em cargo público não possuindo “herança” de família, Íris Maria e professor Valdeny vencem os poderosos, rompem com a  estrutura de anos de dualidade entre duas famílias no poder e iniciam a verdadeira representação política em Apuiarés.

O novo chegou!

Por Victoria Kelvia graduanda em ciências sociais pela Universidade Federal do Ceará, e militante da juventude do PT.

Compartilhe

Recomendados

Sem categoria
Nota oficial do Partido dos…
26 de agosto de 2022