A JUVENTUDE DO PT E AS ELEIÇÕES NO 2° TURNO EM FORTALEZA

23 de novembro de 2020

São tempos difíceis para os sonhadores. Contudo, levar a esperança e o direito de sonhar para todas e todos sempre foi uma das tarefas do Partido dos Trabalhadores. Nesse processo eleitoral não foi diferente.

A Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT) saúda a companheira Luizianne Lins e o companheiro Vladyson Viana por levarem ao povo de Fortaleza o chamado para uma cidade construída com pontes de afetos e cuidados.

Assim, em nome de todas e todos que construíram esse projeto coletivo, agradecemos ao povo pelos votos de confiança depositados em nosso projeto. Fomos a voz de 227.470 mil trabalhadores e trabalhadoras. Um aumento de aproximadamente 15% em relação a 2016.

Saudamos, também, a companheira Larissa Gaspar e os companheiros Guilherme Sampaio e Ronivaldo Maia, eleitos pelo povo, bem como toda a chapa petista que se dedicou a levar nosso projeto para cada bairro desta cidade.

A classe trabalhadora brasileira atravessa um difícil momento. O avanço do neoliberalismo e do autoritarismo neofascista nos impõe o desafio de combater a extrema-direita com intransigência. Por isso, a JPT vem à público manifestar seu compromisso com a democracia, a tolerância e a luta pelos direitos sociais.

No entanto, lançamos a reflexão: qual democracia queremos?

Para nós, jovens petistas, a democracia não se encerra no processo eleitoral. Para nós, a democracia é, sobretudo, ter o direito de comer e de viver com dignidade; ter o direito à trabalho e direito à cidade. Democracia é, também, ter direito ao futuro!

Urge, portanto, a necessidade de construir uma outra cultura política para a nossa cidade. Fortaleza não merece um pensamento de que a política é tão somente a arte do possível, contribuindo, dessa forma, para reprodução de privilégios e o tímido combate às desigualdades que estruturam nossa sociedade.

No entanto, a JPT compreende que o 2° turno, em Fortaleza, é a continuidade da luta contra o fascismo. Nesse momento, entendemos qual deve ser o nosso lado diante da ameaça autoritária e fundamentalista. Por isso, apoiaremos, a partir de agora, a candidatura de Sarto e Élcio.

Nosso apoio, no entanto, não nos faz prescindir das críticas às gestões do atual prefeito Roberto Cláudio e o grupo político que ambos integram. Mantemos nossas diferenças políticas. Nosso apoio é realizado de forma crítica e programática.

Assim, conclamamos a campanha pedetista, sobretudo os candidato José Sarto e Élcio Batista, a assumirem alguns compromissos conosco e com os 227 mil fortalezenses que votaram 13 no último dia 15:

Reconhecer de forma pública os injustos ataques misóginos feitos ao PT e à nossa companheira Luizianne;

Rever a militarização da Guarda Municipal promovida na última gestão;

Rever a política de torres de vigilância impostas às periferias, visto que não fez os índices de criminalidade recuarem e não trata das causas da violência urbana;

Executar o orçamento de políticas públicas para pessoas LGBTQ+, fortalecer o Centro de Referência Janaína Dutra e promover a cidadania das pessoas transsexuais, com referência no programa “Transcidadania” da Prefeitura de São Paulo, que tem foco na reinserção social através da educação e do emprego;

Criar um programa municipal de transferência de renda a fim de combater a pobreza e a extrema pobreza;

Promover a cidadania da população negra através de programas que insiram jovens no mercado de trabalho, combatam a violência doméstica contra mulheres negras e com a criação de um núcleo participativo para que movimentos negros e antirracistas participem da elaboração de políticas públicas;

Garantir a implementação do Programa Municipal de Prevenção de Homicídios na Adolescência com os devidos investimentos.

“Nada causa mais horror à ordem do que homens e mulheres que sonham. Nós sonhamos. E organizamos o sonho”.
Pedro Tierra

Fortaleza, 23 de novembro de 2020

Compartilhe

Recomendados

Sem categoria
Nota oficial do Partido dos…
26 de agosto de 2022