CUCA – Conquista petista para as juventudes de Fortaleza

22 de fevereiro de 2019 CUCA – Conquista petista para as juventudes de Fortaleza

Com gestão voltada para além da aparência, a deputada Federal Luizianne Lins enquanto prefeita de Fortaleza – 2005 a 2012 – criou diversos projetos e programas de valorização à população da capital cearense. Em especial, as juventudes foram beneficiadas com oito ações com a criação de uma rede de cultura e programas de incentivo ao estudo e profissionalização de jovens, entre outros. 

 
“Não há juventude. O que existem são juventudes. Os jovens se diferenciam pela classe social, pela cor de pele, pelo gênero e por uma série de outros fatores. Por exemplo, ser homem ou ser mulher na juventude faz toda a diferença”, explica a petista Luizianne Lins. “As políticas que existiam no Brasil não dialogavam verdadeiramente com os jovens. Eram políticas que fazia de conta que eram feitas para eles e os jovens faziam de conta que as incorporavam, mas não entravam nesse universo rico, complexo, rebelde e absolutamente lindo da juventude”, analisa.
 
Para o secretário de Juventude do PT Ceará, Romário D‘angelo, “o partido dos trabalhadores construiu a maior política pública voltada exclusivamente para a nossa juventude. Para além das praças públicas precisávamos de um espaço que pudesse absorver muitas características, pois a juventude é diversa. E foi nisso que surgiu os Cucas, do esporte a dança, de teatro a cursos. Fomos referência na política pública de juventude e tenho certeza que faremos ainda muito mais políticas inovadoras para agregar, formar e dar oportunidade a todo o povo cearense”, explica.

Investimento em cultura foi marca da gestão do partido dos trabalhadores em Fortaleza

 
Uma das ações criada pela petista foi o Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA) da Barra do Ceará, oferecendo uma programação cultural de qualidade. Inaugurado em 2009 com a presença do então presidente Luís Inácio Lula da Silva, os CUCAs tornaram-se referência internacional em políticas voltadas à população jovem de periferia. “A gente não vê mais ninguém de 50 ou 60 anos ser preso. Quem vai para a prisão é a juventude brasileira, os jovens de 18, 19, 20, 24 anos. E o que aconteceu com esses jovens quando eles precisavam da figura do Estado e o Estado não existia para eles?”, indagou o presidente Lula na inauguração ao criticar o descaso histórico dos governos frente às políticas para a juventude. 
 
Os CUCAs tratam-se de espaços enormes em que estão reunidos cursos de artes cênicas, fotografia, rádio e TV, cinema (para aprender e para assistir), quadras poliesportivas, piscinas semi-olímpicas e diversas outras atividades. Tudo de graça e de alto nível. “A partir do Cuca, nunca mais vamos contar a história do tchó’. É isso, porque agora a cultura está ganhando uma nova dimensão, porque vai passar a ser um paradigma para a gente fazer outras coisas neste país”, afirmou Lula no lançamento do primeiro equipamento em 2009.
 
Luizianne construiu três CUCAs em Fortaleza, todos na periferia da cidade. “Antes dos CUCAs, os jovens entre 15 e 29 anos não tinham qualquer cobertura de políticas públicas. É uma idade fundamental da decisão de como vão seguir a vida. É neste momento que o Cuca entra na vida do povo de Fortaleza”, explica Luizianne. O projeto deu tão certo que os Cucas foram ampliados em toda a cidade, na atual gestão do prefeito de Fortaleza. 
 
Por Polianna Uchoa, assessora de comunicação do PT Ceará com informações da assessoria de comunicação da deputada Federal Luizianne Lins e da Agência PT de Notícias.

Compartilhe

Recomendados

Sem categoria
Nota oficial do Partido dos…
26 de agosto de 2022