Auditoria popular no transporte público, já!

25 de fevereiro de 2022

O Brasil enfrenta um dos piores momentos de sua história com um elevado número de mortos pela falta de centralidade e responsabilidade do governo federal no combate à pandemia, recorde de desemprego, retorno ao Mapa da Fome, aumento da pobreza extrema pobreza, inflação elevada, alta nos preços dos alimentos, combustíveis, gás de cozinha. Não bastasse tudo isso, em Fortaleza, foi aprovado um aumento de 8,3% no preço das passagens de ônibus sem nenhum debate com a população.

Além do aumento das passagens, a Prefeitura destinou um subsídio no valor de 72 milhões de reais para as empresas de ônibus, com a justificativa de que era necessário para manter o valor da passagem. Importante lembrar que ano passado já havia ocorrido um repasse no montante de 32 milhões de reais, ou seja, 104 milhões de reais concedidos às empresas de ônibus em menos de 02 anos sem que se identifique uma melhora sequer na prestação desse serviço público tão relevante.

Há tempos nosso mandato tem denunciado a falta de transparência que existe na prestação do serviço de transporte coletivo de Fortaleza. Protocolamos o Projeto de Lei nº 3 de 2022 para obrigar a realização de auditoria integral e independente dos serviços públicos de transporte coletivo regular em Fortaleza, com participação popular e de especialistas. O povo precisa saber por que as passagens vêm aumentando e o serviço só piora.

São inúmeros os problemas: retirada de linhas nos bairros periféricos, aumentando o tempo de espera nas paradas que chega a 2h para algumas linhas; redução da frota; veículos sucateados, mau higienizados; longas filas de espera nos terminais; demissão ilegal dos cobradores; imposição do exercício de dupla função para os motoristas que além de dirigir agora recebem dinheiro e precisam passar troco, reduzindo sua atenção ao trânsito e pondo em risco a vida da população.

O povo de Fortaleza quer transparência, qualidade e eficiência na prestação do serviço de transporte coletivo! É preciso conhecer o sistema operacional, financeiro e contábil das empresas de ônibus. O fortalezense não pode pagar mais esta conta! Auditoria popular no transporte coletivo já!

Larissa Gaspar é vereadora de Fortaleza (PT)

Artigo publicado no dia 25 de fevereiro de 2022 no Portal O Otimista

Compartilhe

Recomendados

Sem categoria
Nota oficial do Partido dos…
26 de agosto de 2022