Viva as Margaridas!

12 de agosto de 2020

Neste dia 12 de agosto celebramos os 20 anos da Marcha das Margaridas, uma ação das mulheres do campo, da floresta e das águas realizada pela CONTAG e pelas Federações e sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo país. 

Também é dia de lembrar Margarida Maria Alves, mulher negra, sindicalista e presidenta do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba, brutalmente assassinada pela sanha dos latifundiários daquela região, no dia 12 de agosto de 1983. 

A morte de Margarida Alves não apagou a chama da luta por melhores condições de vida e trabalho no campo.  A Marcha das Margaridas é uma homenagem a sua luta e resistência que inspirou milhares de mulheres que continuam em buscar de justiça, direitos sociais, reforma agrária, agricultura familiar, fim da violência contra as mulheres, autonomia econômica, políticas públicas, soberania popular, democracia e muito mais. 

Desde a sua primeira edição em agosto de 2000, a Marcha das Margaridas protagoniza uma das maiores ações de mulheres do campo, da floresta e das águas em todo o mundo.  As mulheres engajadas na sua organização têm demonstrado ao logo desses 20 anos uma invejável capacidade organizativa e de mobilização social, reunindo milhares de mulheres de todos os cantos do país. 

Os 20 anos da Marcha das Margaridas acontecem em meio a um contexto de grandes retrocessos e de grave crise econômica e política que se arrasta desde 2019 com o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff e a prisão do presidente Lula e que culminou com a eleição de Jair Bolsonaro, um presidente entreguista, anti-povo, racista e misógino. E essa crise torna-se mais profunda em virtude da pandemia da COVID19.

Este ano a Marcha das Margaridas não estará nas ruas de Brasília como fez em suas várias edições, mas temos certeza que as mulheres do campo, da floresta e das águas continuam alertas, na resistência e seguirão em luta, honrando a memória de Margarida Alves e de todas as mulheres e homens que dedicaram suas vidas à construção de uma sociedade mais justa, humana e solidária. 

E nós continuaremos solidários à luta das Margaridas nos inspirando na sua força e resistência. 

Viva todas as Margaridas!

Raimundo Ângelo

Secretário Estadual de Formação Política do PT Ceará.

Compartilhe

Recomendados

Sem categoria
Nota oficial do Partido dos…
26 de agosto de 2022