Presidente do PT do Ceará rechaça críticas de Lúcio

O presidente regional do Partido dos Trabalhadores, Joaquim Cartaxo, afirmou, no dia 05/01, ter “estranhado” a avaliação feita pelo governador Lúcio Alcântara sobre declarações do presidente Lula. O presidente, em entrevista ao Fantástico (Rede Globo), no dia 01/01 domingo, disse que foi “traído” por ocasião do processo que resultou no escândalo do Mensalão, denunciado pelo deputado federal cassado Roberto Jefferson (PTB) e que resultou na cassação de José Dirceu, então ministro-chefe da Casa Civil. Lúcio fez crítias a Lula durante entrevista ao O POVO na quarta-feira 04/01.
“Considero estranho essa fala do governador porque ele é um político ponderado. Ora, o governador colocou o presidente Lula na condição de réu e ficou na condição de juiz. Bom lembrar a ele que o presidente não está em nenhum processo de julgamento e que ele não é juiz para ficar proclamando a inocência do presidente”, afirmou Cartaxo.
Para Joaquim Cartaxo, as colocações feitas por Lúcio contra Lula “não passam de discurso de palanque eleitoral”. Segundo observou, o governador deveria ser mais justo e aguardar a evolução de todas as investigações a cerca do Mensalão. Cartaxo lamenta que Lúcio, com constante discurso de que não fala de sucessão pois seria um desserviço às gestões públicas, acabou incorrendo nesse erro.
Ele lembrou ainda que, por ocasião da passagem de Lula pelo Ceará no final do ano, Lúcio Alcântara, em discurso, fez “rasgados elogios ao presidente” durante ato em Arneiroz e na sede do Banco do Nordeste do Brasil, em Fortaleza. “O governador fez tantos elogios que nós pensávamos que ele já estaria fazendo campanha pró-Lula no Estado. Agora, é preciso que o governador seja, repito, justo e informe ao cearense sobre os investimentos que o governo federal vem fazendo no Estado”, cobrou Cartaxo.
Conforme o presidente do PT cearense, Lula vem investindo muito no Estado: “O que nós estamos vendo nos últimos meses aqui no Ceará é que o governo federal manda o dinheiro para a obra, Lúcio executa, inaugura e não diz que a verba veio de Brasília. Um exemplo disso é o programa Luz para Todos, com energia para todo o Estado, principalmente para as comunidades mais pobres. Mas o governador não fala isso!”
Outro exemplo apontando pelo dirigente petista é o Programa Bolsa Família. “Você percebe que há estiagem em alguns pontos do Estado, mas não temos invasão de municípios nem decretação de emergência ou outro tipo de medida. O governador não diz que isso é resultado do bem sucedido Programa Bolsa Família. Ele (Lúcio) precisa ser mais justo e dizer isso à população”, cobrou.
Cartaxo assegurou que Lula é o nome do PT para a reeleição e que isso vem incomodando os tucanos. “Eles (PSDB) precisam saber que também vão passar pelo mesmo julgamento das urnas que o governador afirmou com relação ao governo federal. O doutor Lúcio também vai para esse julgamento e, talvez, seja por isso que ele tente desgastar o PT, ao afirmar que estamos em situação pior do que no passado”.
Na opinião do petista, a gestão Lúcio Alcântara deverá, por exemplo, ser julgada nas urnas por conta de tantas terceirizações que faz e que são, inclusive, alvo de pedido de CPI que é barrada pela bancada governista. Também pela pouca atenção dada à área da Segurança Pública. “O PT não está pior, governador. Quem está pior no Ceará é o seu PSDB!”.
O presidente estadual enumera as razões do desgaste tucano no Estado: “Primeiro, perdeu a maioria na Assembléia, que o diga a tentativa que fez para cassar o deputado José Guimarães sem conseguir unir seu ninho; segundo, o PSDB vem perdendo consistência desde 2002, quando Sérgio Machado (hoje presidindo Transpetro) foi para o PMDB e Welington Landim, então da casa dos tucanos (hoje coordena a Funasa-CE) bateu asas para o PSB”.
O petista aprofundou sua crítica, ressaltando outro detalhe que considera importante no processo de desgaste do PSDB cearense: “Na atual conjuntura, o deputado estadual Ivo Gomes (PSB) e o ex-prefeito de Sobral, Cid Gomes, além de rompidos com o “velho esquema do Cambeba, estão em plena campanha de arregimentação de forças para derrotar o governador”.
Cartaxo não poupou: “Descambebar parece ser o verbo que vem atormentando e causando pesadelo aos tucanos cearenses há algum tempo”. Sobre a sucessão estadual e o PT, o dirigente estadual assegurou que o partido apresentará nome para discutir com aliados, no caso o PCdoB, PSB, PMDB, PHS, PL e PV. Ele garante que a base de Lula no Ceará vai sair unida contra o PSDB nas próximas eleições.
Eliomar de Lima
Compartilhe
Recomendados

NEILA É QUEM O POVO…
29 de agosto de 2024Uma caminhada no comércio de Piquet Carneiro marcou o ínicio da campanha da nossa candidata…

PT mais forte na Região…
11 de março de 2024Em uma longa agenda no final de semana na região do Cariri, o presidente do…



NOTA OFICIAL PT CEARÁ
3 de maio de 2022As declarações de Ciro Gomes são de extrema agressividade, capazes inclusive de interditar de vez…

JOVEM, PESTISTA E LOGO IMORTAL,…
18 de abril de 2022O anúncio vindo do presidente da Academia Iracemense de Letras e Artes – AILA Caio…

ELEIÇÕES 2022: Saiba como tirar…
10 de janeiro de 2022O eleitor também pode acionar o Disque Eleitor 148 para esclarecer mais dúvidas. O poder…

Vereadora Petista, Larissa Gaspar, sofre…
27 de julho de 2021A vereadora Larissa Gaspar (PT) foi ameaçada de morte na madrugada desta terça, 27, por…

NOTA DO SETORIAL DE DIREITOS…
7 de maio de 2021O Setorial de Direitos Humanos do PT Ceará repudia a operação policial com maior número…

Partido dos Trabalhadores lança campanha…
7 de maio de 2021Sob o mote “A nossa luta é pela vida de todos”, a campanha está em…

MEU PT – Limoeiro do…
23 de julho de 2019Assista o primeiro episódio da série Meu PT que visitará os municípios do Ceará para…