Lula anuncia plano para redução de preços dos alimentos nos supermercados

Presidente se reúne com ministros e representantes do setor alimentício para anunciar medidas que impactarão nos preços dos supermercados
O ministro da Agricultura, Carlos Favaro, anunciou que o presidente Lula vai divulgar ainda nesta quinta-feira (6) um plano para reduzir o preço dos alimentos nos supermercados.
“Hoje a gente bate martelo”, afirmou Favaro em meio a reuniões no Palácio do Planalto. Ele se reuniu antes com o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e da Casa Civil, Rui Costa.
“Foi uma reunião preparatória de anúncios que o presidente [Lula] pretende formalizar hoje, com relação aos preços dos alimentos”, disse o ministro da Agricultura aos jornalistas.
Segundo Favaro, haverá uma segunda reunião, diretamente com Lula, para que sejam finalizadas as medidas que serão apresentadas pelo presidente a empresários do segmento alimentício.
“Vamos ter uma reunião com o presidente para levar esses dados às 14h30. [Em seguida], transferimos a reunião no Ministério da Agricultura para o Palácio do Planalto, com os empresários setorizados, por volta das 15h30, para que o presidente fale com eles. Na sequência [disso], ele fará o anúncio a vocês”, disse aos jornalistas.
Antes de apresentar as medidas, Lula se reunirá com representantes da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) e da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).
Otimismo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi informado, em reunião na última semana com empresários do setor agropecuário, que os preços dos alimentos devem cair nos próximos meses. Segundo o deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, a expectativa é de um “bom recuo” devido à safra recorde e à queda do dólar.
“Na reunião com empresários do setor agropecuário, o presidente Lula foi informado que o preço dos alimentos deve ter um bom recuo, por conta da safra recorde prevista e da queda do dólar”, anunciou Guimarães nesta terça-feira (4) através das redes sociais.
O IPCA-15 já apontou redução nos preços em fevereiro. Entre os produtos com maior queda estão a batata-inglesa (-8,17%), arroz (-1,49%) e frutas (-1,18%). A carne bovina, que já havia ficado 15% mais barata desde dezembro, pode ter nova redução de 10%.
FONTE: REVISTA FÓRUM
FOTO: Créditos: Ricardo Stuckert / PR
Compartilhe
Recomendados

NEILA É QUEM O POVO…
29 de agosto de 2024Uma caminhada no comércio de Piquet Carneiro marcou o ínicio da campanha da nossa candidata…

PT mais forte na Região…
11 de março de 2024Em uma longa agenda no final de semana na região do Cariri, o presidente do…



NOTA OFICIAL PT CEARÁ
3 de maio de 2022As declarações de Ciro Gomes são de extrema agressividade, capazes inclusive de interditar de vez…

JOVEM, PESTISTA E LOGO IMORTAL,…
18 de abril de 2022O anúncio vindo do presidente da Academia Iracemense de Letras e Artes – AILA Caio…

ELEIÇÕES 2022: Saiba como tirar…
10 de janeiro de 2022O eleitor também pode acionar o Disque Eleitor 148 para esclarecer mais dúvidas. O poder…

Vereadora Petista, Larissa Gaspar, sofre…
27 de julho de 2021A vereadora Larissa Gaspar (PT) foi ameaçada de morte na madrugada desta terça, 27, por…

NOTA DO SETORIAL DE DIREITOS…
7 de maio de 2021O Setorial de Direitos Humanos do PT Ceará repudia a operação policial com maior número…

Partido dos Trabalhadores lança campanha…
7 de maio de 2021Sob o mote “A nossa luta é pela vida de todos”, a campanha está em…

MEU PT – Limoeiro do…
23 de julho de 2019Assista o primeiro episódio da série Meu PT que visitará os municípios do Ceará para…