Luizianne e Gilberto Gil firmam acordo na área cultural

13 de janeiro de 2006 Luizianne e Gilberto Gil firmam acordo na área cultural

O palacete do Barão de Camocim, construído em 1880 e por onde já passaram quatro gerações de Geminiano Maia (o barão), localizado à Praça Clóvis Beviláqua, vai se transformar em um novo complexo cultural da cidade, onde será criada a Vila das Artes. O acordo foi confirmado no dia 11/01, no palacete, pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, e a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. A solenidade contou com a presença da neta do Barão de Camocim, Neide Leite Barbosa; da bisneta Maria Luiza Leite Barbosa Chaves (uma das últimas moradoras da casa); e de uma trineta e de outros intelectuais, jovens e convidados.

A prefeita demonstrou, na oportunidade, a sua satisfação na desapropriação do palacete, que se transformará “em uma casa aberta para a criação, para a juventude ousar”. “A cultura é um investimento”, disse ela, que salientou a necessidade de se aproveitar o potencial de Fortaleza. Ao finalizar sua fala, Luizianne colocou dois botons na lapela do ministro da Cultura, um da Fortaleza Bela e outro, do brasão da cidade; e fez a entrega de uma caixa com projetos de tombamento de imóveis de referência histórica, cultural e simbólica no espaço urbano, que considera a cidade no seu conjunto, valorizando diferentes áreas e expressões da arquitetura local.

Gilberto Gil justificou sua presença no evento, afirmando que “o ministério veio dizer sim, com apoio financeiro, e dizer sim ao que se faz no Ceará e em Fortaleza”. Falaram ainda, na solenidade, a presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo, de Fortaleza (Funcet), Beatriz Furtado, e o secretário de Audiovisual do Ministério da Cultura, Orlando Senna.

No palacete do Barão de Camocim, será criada a Vila das Artes, onde funcionarão as escolas do Audiovisual e da Dança de Fortaleza, além do Núcleo de Produção Digital, Agência de Notícias Culturais, Centro de Artes Visuais, Biblioteca, Vidioteca e Café da Imagem. O complexo será gerenciado pela Funcet, que este ano conta com recurso que ultrapassam a 1% do total do orçamento previsto para o Município. Em 2005, o percentual foi de apenas 0,4%.

Os projetos de tombamentos aprovados pelo Conselho de Tombamento do Município de Fortaleza entregues a Gilberto Gil são: Mercado do Pinhões, Mercado da Aerolândia, Escola Jesus, Maria José, Casa de Rachel de Queiroz, Colégio Dorotéias, Edifício San Pedro, Náutico Atlético Clube Cearense, Ideal Clube, Escola de Música Luis Assunção, Casa do Português, Bar Avião, Lord Hotel, prédio do Imparh e Santa Casa de Misericórdia.

Compartilhe

Recomendados

Sem categoria
Nota oficial do Partido dos…
26 de agosto de 2022