Iluminando o Brasil

25 de agosto de 2005 Iluminando o Brasil

O acesso à energia elétrica é essencial, integra a lista de serviços básicos indispensáveis ao desenvolvimento humano, social e econômico de qualquer município ou localidade. Assim como a água é indispensável à vida, a energia elétrica é fundamental para gerar emprego, renda e melhorar os aspectos gerais da vida dos cidadãos e cidadãs.

Acredito que esta foi a compreensão que norteou a decisão do governo Lula de implantar o programa Luz para Todos nas áreas mais carentes do Brasil. Após nove meses em andamento, o programa já beneficiou 1,3 milhão de pessoas do meio-rural. Foram 250 mil ligações concluídas até o dia 17/8, com um investimento federal de R$ 627 milhões em todas as regiões do país.

Por intermédio do programa Luz para Todos, já foram criados 53 mil empregos e utilizados 672.715 postes. As instalações são gratuitas, incluem um kit com três pontos de luz e duas tomadas. Estão em andamento mais 124 mil ligações que vão beneficiar mais de 620 mil pessoas ainda este ano. Até 2008, serão 10 milhões de pessoas atendidas no meio rural.

No Nordeste o programa Luz para Todos já atendeu a mais de 125 mil domicílios, beneficiando 620 mil pessoas. Os dados mostram que a região concentra a maior população sem acesso à energia. Antes do início do programa, existia 1,2 milhão de famílias excluídas, representando 54% de todo o contingente sem energia do país.

O programa tem como objetivo possibilitar que os beneficiados realizem atividades produtivas que ampliem a renda familiar e promovam o desenvolvimento local. Um exemplo dos benefícios dessa iniciativa aconteceu no Ceará. No assentamento Umari III (Beberibe), o acesso à energia elétrica possibilitou a implantação de uma unidade de processamento do pedúnculo do caju para fabricação de ração animal e de outros produtos derivados da fruta.

Quem vive na escuridão sabe da importância da luz elétrica. É como experimentar a revolução que a humanidade conhece desde o século XIX, com a lâmpada desenvolvida por Tomas Edison.

Compartilhe

Recomendados

Sem categoria
Nota oficial do Partido dos…
26 de agosto de 2022