Eleições no PT

16 de setembro de 2005 Eleições no PT

A recente crise política nos obrigou a fazer uma profunda reflexão sobre o atual modelo político-partidário brasileiro, bem como a forma de administração adotada pelos partidos e suas campanhas eleitorais. É nesse cenário que o PT realiza seu processo interno eleitoral.

É consenso no partido que os novos dirigentes devem ter a capacidade de oferecer respostas afirmativas quanto ao padrão de administração que adotarão em suas gestões, observando o princípio da transparência e do respeito às normas partidárias e legais. Os erros cometidos no passado devem servir de exemplo para as futuras administrações, que, com humildade, devem sabiamente tirar lições e não incorrer nas mesmas mazelas. Mecanismos de controle e fiscalização seguramente deverão ser criados para auxiliar os dirigentes a conduzir adequadamente suas gestões.

No âmbito político, caberá aos novos líderes do PT a difícil tarefa de buscar o entendimento com todas as tendências que fazem o partido, além de fortalecer a democracia interna e o resgate dos valores fundantes do PT. Não se pode esquecer que o Partido dos Trabalhadores tem em seus quadros quase 800 mil filiados e foi responsável por enormes avanços democráticos nos últimos 25 anos. Sabemos que o desafio de buscar o diálogo e a unidade não é algo fácil, sobretudo num partido plural como o PT, porém, esse é o melhor caminho a seguir para recompor a imagem do Partido dos Trabalhadores que foi abalada com os escândalos que envolveram membros da cúpula do partido.

É importante ressaltar que O PT é o partido que mais se identificou com as lutas sociais e políticas do Brasil, principalmente no período da transição democrática, constituindo-se um verdadeiro patrimônio para milhões e homens e mulheres que construíram com seus ideais um Brasil mais justo e democrático. A responsabilidade de dirigir os destinos do PT é tão grande quanto a dimensão política de sua atuação. São mais de 3.600 vereadores, 400 prefeitos, centenas de vice-prefeitos, mais de 150 deputados estaduais, três governadores de Estado, 90 deputados federais, além da forte presença nos movimentos sociais. É esse PT grande e importante que vai às urnas no próximo domingo, e, com certeza, sairá fortalecido.

Compartilhe

Recomendados

Sem categoria
Nota oficial do Partido dos…
26 de agosto de 2022