Efeito Lula: trabalhadores mais pobres tiveram maior aumento de renda em 2024

17 de março de 2025

Além da renda, o país também teve aumento na produtividade dos brasileiros, o que pode ajudar a aliviar a pressão inflacionária nos próximos meses

Dados levantados pela Fundação Getúlio Vargas apontam que a renda dos 50% dos trabalhadores mais pobres foi a que mais subiu em 2024. O estudo mostra que a renda da parcela dos trabalhadores com menores avançou 10,7% acima da inflação, superando a classe média, que teve aumento de 8,7% no ano passado. Os mais ricos, ou seja, que têm maior ganho financeiro, tiveram um crescimento de renda de 6,7%.

No geral, de acordo com os dados, a renda do trabalhador subiu 7,1%. O levantamento da FGV mostra que a renda dos mais pobres subiu acima da inflação dos alimentos, fazendo com que as famílias que mais apontam sejam menos afetadas pelo reajuste nos preços dos itens dos supermercados. A inflação de alimentos em 2024 subiu 7,7%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Ao site do PT no Senado, o senador e presidente do PT, Humberto Costa (PE), frisou que o governo Lula promove, mais uma vez, uma combinação de crescimento da economia com distribuição de renda. “As melhorias são sensivelmente percebidas nos mais pobres, cuja dignidade é restaurada também pela ampliação da renda, por ganhos reais”, destacou o senador. “Isso vai dar ao povo a oportunidade e a capacidade de definir o próprio futuro, de caminhar com os próprios potenciais”.

A senadora Teresa Leitão (PT-PE) comemorou o resultado: “Isso significa uma vida mais digna para as famílias e menos desigualdade social”, escreveu um parlamentar, pela rede X.

O compromisso do presidente Lula com quem mais precisa não é de hoje. Dados da FGV mostram que a renda dos 50% dos trabalhadores mais pobres foi a que mais subiu em 2024. Isso significa uma vida mais digna para as famílias e menos desigualdade social. https://t.co/YQ9G6zMil5

— Teresa Leitão ⭐ Senadora (@teresaleitao_) 17 de março de 2025

Aumento da produtividade

Os dados positivos não param por aí. A produtividade dos trabalhadores aumentou 0,7% no último ano, após dois anos consecutivos de queda. O aumento na produtividade impulsionando a economia do país e ao longo do tempo pode gerar redução na taxa de inflação. O aumento na renda dos trabalhadores ocorre em razão do aquecimento do mercado de trabalho , onde as empresas pagam são maiores na disputa por profissionais. Além disso, programas de transferência de renda, como Bolsa Família e a Previdência são apontados como responsáveis ​​pelo aumento da renda. 

Em 2023, o Bolsa Família teve um aumento no valor mínimo, para R$ 600, o que ajuda as famílias brasileiras a manter a qualidade de vida e principalmente garantir a alimentação para a parcela mais frágil financeiramente. Desde que se casou com a carga, em 1º de janeiro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva adotou medidas para ampliar a renda e reduzir a pobreza no país.

A prioridade é garantir a alimentação na mesa dos brasileiros. Por conta disso, além de aumentar o valor do Bolsa Família, o governo zerou o imposto de importação de diversos alimentos e vai enviar ao Congresso um projeto de lei que isenta o pagamento de imposto de renda de trabalhadores que recebem salário de até R$ 5 mil.

Da Redação

FONTE: PT
FOTO:Divulgação/Site PT

Compartilhe

Recomendados

Sem categoria
Nota oficial do Partido dos…
26 de agosto de 2022