“Construir uma sociedade livre, justa e solidária”

(…) ” É assim que começa o noticiário online da Câmara dos Deputados ( 17/06/05 ) acerca da importância hídrica em nosso país.
“Planejar e promover a defesa permanente contra as calamidades públicas, especialmente as secas e as inundações” ( In: CRFB, art. 21, XVIII ) é o que propõe o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS com o objetivo nacional de “construir uma sociedade livre, justa e solidária” caminho necessário e de fundamental importância para se “reduzir as desigualdades sociais e regionais” que assolam a nossa terra.
Euclides da Cunha ( In: Os Sertões ) já retrata com maestria a temática regional; despertando-nos contra as injustiças e desigualdades sociais no campo. É por isso que defendo um tratamento diferenciado e adequado ao tema. O assunto não é novo no país e assim rezava a nossa Carta Republicana de 1891, verbis: “Art 5º – Incumbe a cada Estado prover, a expensas próprias, as necessidades de seu Governo e administração; a União, porém, prestará socorros ao Estado que, em caso de calamidade pública, os solicitar.”
A seca é uma calamidade pública e, assim sendo, deve ser combatida ! É inconcebível que, em nosso país, o tratamento hídrico e a defesa do
Semi-Árido seja tratado, ainda, como um agente exógeno ao complexo sistema de ações, que deveriam contar com a participação dos diversos segmentos sociais de nossa região, para a formulação democrática de políticas públicas visando atenuar os efeitos das secas periódicas e os problemas das inundações, como ocorreu em passado próximo, em todo o Nordeste.
No caso do DNOCS, devemos fortificar o respaldo social da mais antiga e atuante instituição no Nordeste Brasileiro. Valorizando o acervo de suas realizações e de sua memória institucional no Semi-Árido. No entanto, o desafio persiste como um objetivo nacional…É preciso que os responsáveis políticos que lhes dão sustentação, sejam capazes de conferir ao órgão de uma estrutura moderna e capacitada para implementar políticas públicas no campo da gestão de recursos hídricos e adotando, inclusive, na mencionada autarquia de um modelo de carreira coerente com as competências que lhe foram atribuídas por lei.
A persecução da justiça social em nosso país exige muito trabalho e esforço e a história do DNOCS se confunde com a própria história da
ocupação do semi-árido pelo homem, nessa trajetória impressa em cada palmo de chão dessa sofrida região. Insistimos em combater o bom combate; o combate em favor do homem, em favor da vida.
Compartilhe
Recomendados

NEILA É QUEM O POVO…
29 de agosto de 2024Uma caminhada no comércio de Piquet Carneiro marcou o ínicio da campanha da nossa candidata…

PT mais forte na Região…
11 de março de 2024Em uma longa agenda no final de semana na região do Cariri, o presidente do…



NOTA OFICIAL PT CEARÁ
3 de maio de 2022As declarações de Ciro Gomes são de extrema agressividade, capazes inclusive de interditar de vez…

JOVEM, PESTISTA E LOGO IMORTAL,…
18 de abril de 2022O anúncio vindo do presidente da Academia Iracemense de Letras e Artes – AILA Caio…

ELEIÇÕES 2022: Saiba como tirar…
10 de janeiro de 2022O eleitor também pode acionar o Disque Eleitor 148 para esclarecer mais dúvidas. O poder…

Vereadora Petista, Larissa Gaspar, sofre…
27 de julho de 2021A vereadora Larissa Gaspar (PT) foi ameaçada de morte na madrugada desta terça, 27, por…

NOTA DO SETORIAL DE DIREITOS…
7 de maio de 2021O Setorial de Direitos Humanos do PT Ceará repudia a operação policial com maior número…

Partido dos Trabalhadores lança campanha…
7 de maio de 2021Sob o mote “A nossa luta é pela vida de todos”, a campanha está em…

MEU PT – Limoeiro do…
23 de julho de 2019Assista o primeiro episódio da série Meu PT que visitará os municípios do Ceará para…

IR: Governo Lula publica MP…
15 de abril de 2025Medida beneficia mais de 10 milhões de brasileiros e brasileiras, e injeta R$ 10,3 bilhões…

Estados podem aderir a nova…
15 de abril de 2025Propag oferece descontos em juros e financiamento em até 30 anos A partir desta terça-feira…