Conferência de educação

22 de dezembro de 2005 Conferência de educação

A polêmica gerada pelo artigo do vice-governador Maia Junior, quanto aos baixos indicadores educacionais no Estado, nos leva a refletir sobre as causas que levaram a educação pública cearense a permanecer sem conseguir atingir padrões de qualidade, mesmo após 19 anos de administração tucana.

Creio que a educação deve ser vista como prioritária para o desenvolvimento da sociedade, e por isso deve ser pensada, planejada e repensada, não apenas como uma estratégia de governo, mas, sobretudo como uma política de Estado.

O Plano Nacional de Educação – PNE, aprovado em 2001, traçou ações para dos próximos 10 anos, e uma de suas principais diretrizes é a elaboração de conferências de educação nos estados e municípios, com o objetivo de preparar seus planos estratégicos de educação. O Ceará não fez seu dever de casa, ou seja, não cumpriu a determinação legal de fazer seu plano decenal.

Ao invés de tentarmos encontrar culpados para o fracasso da educação pública cearense, devemos canalizar nossas energias para a construção de uma política definitiva para o setor, privilegiando a escola com boa infra-estrutura, equipamentos adequados, professores qualificados, permanentemente capacitados, salários dignos, bom material didático, e com metodologia moderna de ensino.

Apenas aplicar recursos na educação não é suficiente, é preciso que haja uma gestão de qualidade, capaz de avaliar gestores, diretores e professores, com a finalidade de estimular a elevação da produtividade do magistério, por meio da criação de mecanismos gerenciais. O psicólogo austríaco Carl Jung, dizia que os erros são, no final das contas, fundamentos da verdade. Vamos, portanto, aprender com os erros, e reconhecer que há ainda muito que fazer pela educação pública cearense.

O caminho é o debate franco e democrático com a sociedade acerca de propostas viáveis para o setor, e a convocação da Conferência Estadual de Educação seria, certamente, o foro adequado para o encontro de todos os interessados em construir um projeto de educação definitivo para o Estado do Ceará.

Compartilhe

Recomendados

Sem categoria
Nota oficial do Partido dos…
26 de agosto de 2022