Carlos Filho é eleito secretário de Juventude do PT Ceará

4 de dezembro de 2021

A eleição foi feita pelo aplicativo do PT e teve dois dias com atos presenciais. 

“Juventude Petista de Esquerda e Socialista” foi o grito de guerra dos mais de 200 militantes filiados ao Partido dos Trabalhadores do Ceará que participaram de forma presencial do 5° Congresso Estadual de Juventude do Ceará realizado na sede do PT Ceará e da Fetraece, nos dias 3 e 4 de novembro. 

Reunidos neste sábado, 4, os jovens elegeram para o mandato de quatro anos o secretário de Juventude do PT no Ceará, o companheiro Carlos Filho. A mesa foi coordenada pelo atual secretário de Juventude do PT Ceará, Romário D’angelo e a companheira Mariana Lacerda da executiva Estadual da JPT Ceará. A votação se deu de forma online através do aplicativo do Partido dos Trabalhadores.

“Assumo essa responsabilidade com muita firmeza e ciente do desafio de organizar a militância jovem para ser protagonista nas discussões internas do partido e nas eleições de 2022“, foi o que disse o secretário eleito do Juventude do PT Ceará, Carlos Filho (foto) com 153 votos, representando 63,75% dos delegados e delegadas. O outro candidato, André Marinho obteve 87 votos (36,25%) e nenhum voto em branco. 

Estiveram presentes na eleição jovens de 16 a 29 anos, filiados nos municípios de Ararendá, Camocim, Caucaia, Crateús, Juazeiro do Norte, Meruoca, Itapipoca, Acopiara, Quixadá, Quixeramobim, Tamboril, Fortaleza, Iracema, Pacajús, Canindé, Massapê, Mauriti, Nova Russas, Cascavel, Baturité e Quixelô de forma presencial, mas estiveram muitos mais jovens de forma online via Zoom. 

“Quero saudar e reconhecer a importância da organização da juventude do partido dos trabalhadores”, disse Helder Nogueira, secretário de Organização do PT Ceará. Ele ainda apresentou como proposta que o Ceará seja pioneiro no país, e destine 5% do seu orçamento partidário para a juventude do PT. 

Na sexta-feira, 3, o ato de abertura contou com a presença do presidente do PT Ceará, Antonio Filho, das secretárias Fatima Bandeira (Mulheres PT Ceará), Erika Carvalho (Cultura do PT Ceará), além de parlamentares do PT como o deputado Federal José Airton e o deputado Estadual Moisés Braz. No ato, houve fala ainda dos movimentos sociais que apoiam a luta do PT por #ForaBolsonaro e apresentação cultural com batalha de rap. 

MULHERES DO PT 

Secretárias municipais de juventude eleitas, membros da COE, representantes das correntes estiveram juntas em ato simbólico com a leitura de um poema em defesa das mulheres em apoio a todas que sofrem violência. “Nós mulheres do PT estamos construindo essa rede de apoio a todas as mulheres. Nós defendemos que o socialismo não é pro futuro, é pra agora”, disse Mariana Lacerda. 

Carlos Filho, Romario D’angelo e André Marinho

Assista como foi o ato de abertura do 5° Congresso Estadual de Juventude do Ceará:

Por Polianna Uchoa, jornalista do PT Ceará

Compartilhe

Recomendados

Sem categoria
Nota oficial do Partido dos…
26 de agosto de 2022