Brasil fechou 2024 com recorde de 28.847 empresas exportadoras

Relatório do MDIC aponta o crescimento de 1,1% no ano passado e destaca evolução constante nas exportações brasileiras e do empreendedorismo
O Brasil bateu o recorde e atingiu a marca de 28.847 empresas exportadoras em 2024, de acordo com dados do relatório Exportação e Importação por Porte Fiscal das Empresas, elaborado pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC). A pasta divulgou o balanço na última sexta-feira (07).
De acordo com o ministério, o relatório permite identificar qual é o contingente de microempresas, microempreendedores individuais (MEI), empresas de pequeno porte (EPP) e empresas médias ou grandes operando no comércio exterior no Brasil. Além disso, o índice das empresas exportadoras cresceu 1,1% em 2024. Em 2023, a alta foi de 2%, o que também já tinha representado um recorde.
O vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin comemorou o resultado. “Conhecer o perfil das empresas exportadoras brasileiras é fundamental para darmos sequência aos programas que o governo federal tem desenvolvido para a promoção do setor produtivo e exportador. Um exemplo é o Acredita Exportação, aprovado pela Câmara dos Deputados na semana passada e que vai impulsionar as empresas de pequeno porte, devolvendo o equivalente a 3% de suas receitas de exportação”, detalhou.
De acordo com os dados apresentados no documento, a maior parte dos exportadores, 59,5%, é de médias ou grandes empresas, que somam 17.172. Esse foi o segmento que apresentou o maior crescimento frente a 2023, tendo aumentado 2%. As empresas de pequeno porte também cresceram, a uma taxa de 1,5%, chegando a 5.480 no fim de 2024. Já as microempresas e as MEI somaram 5.952 empresas, compondo o total com 243 empresas classificadas como outras. Juntas, MEI’s, micro e pequenas empresas representam 40,5% do total.
A secretária do Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, destacou que o resultado ocorre em meio a incentivos do governo federal ao empreendedorismo. “Essa radiografia marca mais um recorde para o comércio exterior brasileiro. O crescimento no número de empresas exportadoras tem sido consistente, em linha com os esforços do governo federal em fortalecer a cultura exportadora e gerar novas oportunidades para empreendedores do país”, avaliou.
Considerando o ramo de atividade das empresas, entre as microempresas e empresas de pequeno porte, o maior crescimento se deu na indústria extrativa, com 8,1% e 2%, respectivamente, no último ano. E no caso das médias e grandes empresas, a ampliação foi maior na agropecuária, com 5,9% de crescimento em 2024. A indústria de transformação, no entanto, continua a ser o setor preponderante para todos os portes, de acordo com os dados, com 80% ou mais das empresas exportando bens industriais.
Da Redação, com Ipea
FONTE: PT
FOTO: Miguel Ângelo/CNI
Compartilhe
Recomendados

NEILA É QUEM O POVO…
29 de agosto de 2024Uma caminhada no comércio de Piquet Carneiro marcou o ínicio da campanha da nossa candidata…

PT mais forte na Região…
11 de março de 2024Em uma longa agenda no final de semana na região do Cariri, o presidente do…



NOTA OFICIAL PT CEARÁ
3 de maio de 2022As declarações de Ciro Gomes são de extrema agressividade, capazes inclusive de interditar de vez…

JOVEM, PESTISTA E LOGO IMORTAL,…
18 de abril de 2022O anúncio vindo do presidente da Academia Iracemense de Letras e Artes – AILA Caio…

ELEIÇÕES 2022: Saiba como tirar…
10 de janeiro de 2022O eleitor também pode acionar o Disque Eleitor 148 para esclarecer mais dúvidas. O poder…

Vereadora Petista, Larissa Gaspar, sofre…
27 de julho de 2021A vereadora Larissa Gaspar (PT) foi ameaçada de morte na madrugada desta terça, 27, por…

NOTA DO SETORIAL DE DIREITOS…
7 de maio de 2021O Setorial de Direitos Humanos do PT Ceará repudia a operação policial com maior número…

Partido dos Trabalhadores lança campanha…
7 de maio de 2021Sob o mote “A nossa luta é pela vida de todos”, a campanha está em…

MEU PT – Limoeiro do…
23 de julho de 2019Assista o primeiro episódio da série Meu PT que visitará os municípios do Ceará para…

Lula reforça laços com Vietnã…
31 de março de 2025Parceria prevê US$ 15 bi em comércio até 2030 e cooperação em setores estratégicos, como…