BNDES teve lucro recorde em 2005

20 de fevereiro de 2006 BNDES teve lucro recorde em 2005

De acordo com o presidente do banco, Guido Mantega, esse foi o maior lucro em toda a história da instituição.

Mantega atribuiu o resultado favorável, em parte, ao bom desempenho de sua subsidiária BNDES Participações (Bndespar), que envolve operações com ações, recebimento de dividendos, além do programa Papéis Índice Bovespa Brasil para venda de ações da carteira do banco na Bolsa de Valores de São Paulo.

Segundo ele, a operação de caixa da instituição também contribuiu para o aumento do lucro. “Como desembolsamos menos do que estava previsto, tivemos que fazer aplicações de tesouraria. E como as taxas de juros estão nesse patamar elevado, isso gerou esse resultado”, explicou.

O presidente do BNDES esclareceu que a decisão de reduzir os spreads (taxas praticadas nas operações) do banco, anunciada esta semana, considerou a indicação do último trimestre de 2005, segundo a qual, o resultado seria favorável.

“Foi por isso que nós pudemos fazer a revisão de todos os programas e a redução dos spreads, isto é, das taxas cobradas pelo banco”, disse Mantega. “Então, nós temos um respaldo financeiro que nos permite viabilizar redução de juros sem perder a sustentabilidade ou o equilíbrio financeiro do BNDES”, acrescentou.

Os principais destaques da carteira da subsidiária, informou Mantega, são as grandes empresas nacionais, dentre as quais, a Petrobras, a Companhia Vale do Rio Doce e a Companhia Siderúrgica Nacional. “São 185 empresas nas quais o banco tem participação”, disse, acrescentando do total de R$ 3,2 bilhões, mais de R$ 1 bilhão vem da Bndespar.

As informações são da Agência Brasil.

Compartilhe

Recomendados

Sem categoria
Nota oficial do Partido dos…
26 de agosto de 2022