Beberibe é o primeiro município a ampliar licença maternidade para seis meses

19 de dezembro de 2005 Beberibe é o primeiro município a ampliar licença maternidade para seis meses

O projeto de lei da Prefeitura de Beberibe que amplia a licença maternidade de quatro para seis meses será votado na Câmara dos Vereadores, nesta terça-feira, 20, às 9 horas.

De acordo com o prefeito, Marcos Queiroz, a iniciativa do executivo incentiva o aleitamento materno. “As mães terão mais tempo para cuidar do filho, dedicando se com exclusividade”, ressalta Queiroz, que também é médico. “O leite materno oferece vacinas naturais para o bebê contra muitas doenças”.

Queiroz avalia que os benefícios para a saúde da criança e da mãe compensam a ausência no trabalho. “Pode haver perda no trabalho, mas os resultados serão positivos. Teremos crianças mais resistentes”.

Cerca de 60% dos servidores municipais de Beberibe são mulheres. Segundo a secretária de Administração, Leda Maria Guimarães Rocha, o projeto beneficia o aleitamento materno e intensifica o contato entre mãe e filho na época em que há mais necessidade de cuidados. “As servidoras geralmente tiram férias após a licença maternidade. Isso amplia para sete meses a proximidade entre os dois”, explica Leda Maria. “A ausência pode gerar um impacto no trabalho, mas os benefícios são maiores do que os possíveis problemas do afastamento”.

A iniciativa de Beberibe coincide com o projeto de lei apresentado pela senadora Patrícia Saboya (PSB-CE) e que tramita na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, presidida pelo senador Juvêncio da Fonseca (PDT-MS). O relator é o senador Reginaldo Duarte (PSDB-MS).

A mobilização pela ampliação do período de licença maternidade também tem como fortes atores no Brasil a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Ordem dos Advogados do Brasil, que lançaram campanha nacional para ampliar a licença maternidade, em julho deste ano.

Estudos mostram que a criança que teve nos primeiros três anos um vínculo afetivo seguro com os pais é mais saudável na adolescência, com mais autonomia e independência para descobrir a vida, e como adulto.

Veja mais notícias de Beberibe

Compartilhe

Recomendados

Sem categoria
Nota oficial do Partido dos…
26 de agosto de 2022