Aprovação ao governo Lula sobe 8 pontos

7 de fevereiro de 2006 Aprovação ao governo Lula sobe 8 pontos

A gestão é considerada boa ou ótima por 36% dos entrevistados — oito pontos percentuais a mais do que no levantamento anterior, feito em dezembro. Os números confirmam tendência de crescimento já observada em pesquisa Ibope divulgada no final de janeiro.

No levantamento do Datafolha, os que consideram a gestão regular oscilou de 41% para 39%, e os que a avaliaram como ruim ou péssima caíram de 29% para 23%.

O crescimento das taxas de bom e ótimo foi maior entre os que ganham até cinco salários mínimos (variação de nove pontos percentuais) e entre cinco e dez salários mínimos (oito pontos).

Entre os que têm renda superior a dez salários mínimos, a aprovação teve oscilação positiva de um ponto percentual — mas a taxa de ruim e péssimo caiu cinco pontos, de 46% para 41%.

A avaliação do governo melhorou em todas as faixas de escolaridade. A gestão é boa ou ótima para 40% dos entrevistados que cursaram até o ensino fundamental. Entre os que têm curso superior, essa taxa é de 27%. Na pesquisa anterior, esses índices eram, respectivamente, de 31% e 24%.

Intenções de voto
O presidente Lula voltou a ganhar força na pesquisa de intenções de voto para a presidência da República. Na simulação de primeiro turno em que José Serra (PSDB) e Anthony Garotinho (PMDB) são apontados como candidatos, Lula tem 33%, ficando tecnicamente empatado com o tucano ( (34%). Na pesquisa anterior, Lula estava sete pontos atrás de Serra.

Em um eventual segundo turno entre o petista e o tucano, a vantagem de Serra caiu de 14 para 8 pontos percentuais. Serra tem 49% e Lula, 41%.

Na disputa com Alckmin, também quando Garotinho é incluído na pesquisa, Lula vence no primeiro turno por 16 pontos de vantagem (36% a 20%) — a distância era de oito pontos no levantamento anterior.

No segundo turno, Lula aparece nove pontos à frente do governador tucano, depois de empatar tecnicamente com ele na pesquisa feita há um mês e meio.

A pesquisa do Datafolha entrevistou 2.590 pessoas em 153 municípios de todas as unidades da Federação. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Compartilhe

Recomendados

Sem categoria
Nota oficial do Partido dos…
26 de agosto de 2022