JavaScript não instalado ou desabilitado!

PT Ceará

COMUNICAÇÃO
NOTÍCIAS POR E-MAIL


PT CEARÁ
PT CEARÁ

GOVERNO
GOVERNO

COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO
PUBLICAÇÕES

* PT nas redes sociais

*SAIBA A VERDADE
Em defesa do PT, da Liberdade e da Democracia

Ver todas as edições >>
PRINCIPAL * ARTIGOS *



A+   a-      Imprimir   Enviar para um amigo   Indicar erro


25-08-2015
Crescimento e diálogo, essa é a nossa agenda

Por José Guimarães




A agenda defendida pelo governo da presidenta Dilma é a da retomada do crescimento econômico, por meio do diálogo com todas as forças sociais, econômicas e políticas do País. Para isso, algumas medidas são fundamentais, e elas são amplamente debatidas com o Executivo, empresários, senadores e deputados.
A presidenta abriu um novo ciclo de diálogos sociais. Já promoveu o Diálogo Bahia, o Diálogo Pernambuco e o Diálogo Ceará. Portanto, a agenda do governo é a do crescimento econômico, de diálogo com o Congresso Nacional. A presidenta tem conversado com deputados, senadores, governadores, prefeitos, movimentos sociais. São discussões que aperfeiçoam as medidas de retomada de um novo período de crescimento.
Nessa perspectiva, a presidenta Dilma criou o Programa de Proteção ao Emprego, que permite aos empregadores reduzir em até 30% a jornada de trabalho e o salário dos funcionários como forma de evitar demissões. Em contrapartida, o governo irá compensar metade da perda salarial do trabalhador.
O governo trabalha para acelerar a votação da reforma do ICMS. A presidenta já editou, inclusive, medida provisória que institui fundos de compensação para auxiliar na convergência das alíquotas do imposto em 4% para todos os estados.
Também estão na agenda a reforma dos mecanismos de cobrança do PIS/Cofins. O Plano Nacional de Exportações, lançado em junho pela presidenta, prevê reformular esses tributos até o início de 2016 para garantir apuração mais simples dos créditos e ressarcimento mais rápido.
Outro ponto comum nesta agenda é a repatriação do dinheiro de brasileiros hoje no exterior não declarados à Receita Federal. Precisamos também votar um novo marco regulatório para o setor de mineração. O Brasil é uma potência mineral e as mineradoras necessitam de segurança jurídica para explorar essa riqueza.
Mas o mais importante agora é mostrar que a palavra de ordem é diálogo, diálogo e diálogo. O momento é o de trabalhar pelo crescimento do País.

Sobre o autor
José Guimarães José Guimarães é advogado, deputado federal (PT-CE), líder do governo na Câmara e vice-presidente nacional do PT
* MAIS ARTIGOS DESTE AUTOR
27-09-2017
Plataforma digital do PT revigora a democracia
19-10-2015
Governo se ganha no voto, não no tapetão
25-09-2015
Democracia significa respeito à vontade popular
09-09-2015
Realismo e transparência
21-10-2013
Dilma rumo à reeleição
12-03-2013
Em dez anos, um novo Brasil
19-02-2010
PT: 30 anos pelo Brasil
10-12-2008
Avançar no modo petista de governar
29-06-2005
Reforma política e efetivação da cidadania

 


1999-2017. Conteúdo Oficial - Partido dos Trabalhadores - Ceará
Av. da Universidade, 2189, Benfica, Fortaleza - CE
CEP: 60020-181, Fone: (85) 3454-1313

www.ptceara.org.br
falecom@ptceara.org.br

Produzido e Atualizado pela Comunicação do PT Ceará e TEIA DIGITAL