Inflação de 2005 foi a menor desde 1998

13 de janeiro de 2006 Inflação de 2005 foi a menor desde 1998

Com isso, no ano passado, o IPCA alcançou taxa mais baixa desde 1998, quando o índice atingiu variação de 1,65%.

Os dados foram divulgados no dia 12/01, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e indicam uma redução no aumento de preços da maioria de serviços e produtos comprados pelo brasileiro.

O percentual da inflação do ano passado superou o centro da meta original fixada para o ano (4,5%), assim como a meta ajustada que o Banco Central anunciou que perseguiria (5,1%). Mas a taxa de 5,69% não ficou fora da meta, pois há um intervalo de tolerância, que vai até 7%.

A taxa também ficou próxima das indicações do mercado financeiro, que apontavam um acumulado de 5,68% em 2005, segundo informações do boletim Focus, divulgado pelo Banco Central no início do mês.

O IPCA é usado pelo governo para fixar as metas de inflação e avaliar a necessidade de incentivar, direta ou indiretamente, a estabilidade nos preços.

Com os aumentos, o salário do trabalhador se desvaloriza mais rapidamente. A renda da família passa a não dar conta de todos os gastos para os quais ela foi planejada.

Inflações mais baixas permitem que o salário do trabalhador tenha o valor real mantido ao longo do tempo, com perdas menores no poder de compra.

As informações são da Agência Brasil.

Compartilhe

Recomendados

Sem categoria
Nota oficial do Partido dos…
26 de agosto de 2022