Quixadá realiza Festival Internacional de Trovadores

13 de dezembro de 2005 Quixadá realiza Festival Internacional de Trovadores

Nesses dias, as apresentações de cantadores e repentistas de várias regiões do Brasil e de diferentes países acontecem a partir das 18 horas na Praça José de Barros.

No primeiro dia, os destaques ficam para o Desafio de Violas com participação especial de Geraldo Amâncio (19h30min), o cantador Ratnabali Adhikari da Índia (21h) e a cantora Myrlla Muniz (meia noite). Na Sexta, 16, as atrações principais serão o Reisado Ipueiras de Canindé-Ce (18h), o egípcio Mahmoud (21h) e o mineiro Jackson Antunes (23h). Recital de poesias (18h), o colombiano Madera (18h30min), os cearenses Téti e Maribanda (22h) e o mineiro Pereira da Viola (23h) se destacam na noite de Sábado.O encerramento será na cidade de Quixeramobim que também realiza atividades nestes dias.

Paralamente às apresentações na Praça, o Seminário Científico das Culturas dos Povos, a Mostra de Cinema dos Povos, exposições de xilografuras, fotos, pinturas e esculturas e oficinas de arte popular movimentam Quixadá. O Seminário acontece, nos dias 16 a 17, pelas manhãs, na Faculdade de Educação, Ciências e Letras (Feclesc), coordenado pela professora doutora Catarina Tereza. O evento terá as palestras, no dia 16, “Cultura Cearense: herdeiros do mundo” (Rosemberg Cariri), às 9h, “A diversidade cultural cearense” (Oswald Barroso), às 10 horas, “As manifestações tradicionais do Ceará” (Eleuda Carvalho), ao meio dia e, no dia 17, “Cultura Cearense e diversidade” (Gilmar Chaves), 9 horas, e “Cultura, diversidade e reciprocidade” (Danilo Patrício), 11 horas.

A Mostra de Cinema será no auditório da Câmara de Diretores Lojistas (CDL), próximo ao Chalé da Pedra no dia 16 a partir das 18 horas. A premiação dos vencedores da mostra e a exibição especial do filme “O Quinze” será no Sábado, 17, no mesmo local e horário. Arte em xilogravura, esculturas em talhas e pinturas mostram o talento nordestino, todos os dias do Festival, no Centro Cultural Rachel de Queiroz e no Chalé da Pedra. Uma exposição especial homenageia o cantador radicado em Quixadá, Cego Aderaldo na residência de sua família, na Av. Plácido Castelo, 2485. Segundo a presidente da Fundação Cultural, Dadá Almeida, a intenção é transformar o local num memorial.

As oficinas são oportunidades ímpares para a difusão de artes tradicionais. Zé Maria ensinará Cordel e Cantoria e Serginho, esculturas populares no Centro Cultural Rachel de Queiroz. Antulio Madureira oferece o workshop “A viola nordestina” e Papete, “Instrumentos Musicais” ambos no dia 17 na CDL pela manhã.

As inscrições estão abertas na Fundação Cultural de Quixadá (telefone: 3414-4681 ou 3414-4682).

Compartilhe

Recomendados

Sem categoria
Nota oficial do Partido dos…
26 de agosto de 2022