PT 26 anos: pelo reencontro com as origens

9 de fevereiro de 2006 PT 26 anos: pelo reencontro com as origens

Fruto da luta pela abertura política, o PT foi forjado por trabalhadores, minorias políticas, intelectuais orgânicos, estudantes, membros de comunidades eclesiais de base (Cebs), anistiados pelo regime militar.

Sua origem remonta às greves de trabalhadores no ABC Paulista, que acabaram estimulando movimentos por todo o País. Sua história construiu-se no dia-a-dia dos núcleos de bases que se alastraram pelos sindicatos, universidades, escolas, bairros de periferias de grandes cidades e na organização dos trabalhadores do campo.

Um patrimônio político que teve como marco histórico a eleição de seu fundador e maior líder, Luis Inácio Lula da Silva, o Lula, em 2002. A experiência à frente do Governo Federal, nesses quatro anos, foi marcada internamente pelas disputas políticas da concepção de gestão e de prioridades. As contradições dentro do Partido e do Governo mostraram-se graves, principalmente a partir das denúncias de corrupção que tomaram conta do País, com a ajuda e especulação da imprensa e de partidos oposicionistas. Estes últimos, de forma cínica, agiram como se estas fossem situações inéditas na gestão federal.

Reconhecemos que existem problemas sérios, frutos de equívocos políticos e distorções de conduta pessoal que mostram, tão somente, como as reivindicações e avaliações do chamado campo da esquerda, no qual nos enquadramos, estavam corretas. Reconhecemos avanços nos indicadores sociais, proporcionados pelo atual Governo, mas sabemos que estamos longe do ideal para um país tão desigual como o Brasil.

Não acreditamos, no entanto, que a crise política manifesta em nosso Partido represente o seu fim. Seria trágico demais acreditar nisso. Defendemos e estamos lutando por uma correção de rumos. Na verdade, um reencontro do PT com seus princípios norteadores, com a reafirmação do socialismo, a renovação de seu compromisso político com os movimentos sociais e o povo brasileiro que fizeram dele o que é hoje. Só dessa forma, seremos capazes de prosseguir sonhando com um projeto para o Brasil realmente diferente e includente.

Compartilhe

Recomendados

Sem categoria
Nota oficial do Partido dos…
26 de agosto de 2022