Companheiros do BEC, não desanimem

15 de dezembro de 2005 Companheiros do BEC, não desanimem

Diante da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizando a venda da conta única do Estado junto com o Banco do Estado do Ceará (BEC), o que significa sinal verde para a privatização, peço a todos os becistas que não desanimem e não se deixem abater, pois a batalha não está perdida.

Estão sendo analisadas ações jurídicas e políticas a serem tomadas pelo Sindicato dos Bancários do Ceará, pela Associação de Funcionários do BEC (AFBEC) e por parlamentares que se opõem à privatização, com o objetivo de reverter a situação.

Só o nosso mandato, por exemplo, possui ações tramitando nos Ministérios Públicos Estadual e Federal e no Tribunal de Contas da União (TCU). Esta última pede uma reavaliação do preço de venda da instituição. A conta única do Estado está avaliada em R$ 66,5 milhões – valor subavaliado, pois o preço mínimo deveria ser de R$ 408 milhões, fazendo-se um comparativo com a conta única da prefeitura de São Paulo, vendida ao Itaú.

Além disso, tramita ainda na Justiça Estadual uma ação popular com pedido de liminar solicitando a não realização do leilão do BEC, com base nos argumentos de que a conta foi subavaliada e que o edital de privatização contraria o artigo 164 da Constituição Federal, pois não permite aos bancos oficiais participarem da disputa.

Também pedimos a instalação de uma Comissão Especial na Assembléia Legislativa para investigar a venda da conta única do Tesouro Estadual, caso venha a ocorrer. O Estado, para negociar a conta com qualquer instituição, necessita de autorização da Assembléia e teria de realizar uma licitação, garantindo o direito de qualquer banco participar da disputa – o que não foi cumprido.

Portanto, companheiros (as), a luta continua. Não é hora de esmorecer e dar o caso por perdido. Ainda temos um longo caminho a percorrer e precisamos do apoio de todos os becistas, que devem continuar suas mobilizações.

Um abraço,

Deputado Estadual Nelson Martins (PT)

Compartilhe

Recomendados

Sem categoria
Nota oficial do Partido dos…
26 de agosto de 2022