O Jovem e o Mercado de Trabalho

22 de setembro de 2005 O Jovem e o Mercado de Trabalho

O sonho do primeiro emprego muitas vezes acaba sendo frustrado pelas inúmeras exigências de um mercado de trabalho cada vez mais profissional, além da baixa, ou quase nenhuma, qualificação da maioria dos jovens na faixa etária entre 18 a 24 anos.

O IBGE divulgou recentemente pesquisa à qual revela que o contingente de jovens desocupados é bem maior se comparado com a população adulta. O índice de desemprego na faixa etária de 18 a 24 anos chegou a 58,4%, enquanto a taxa de desemprego no país, no mesmo período, foi de 10,8%. É um dado extremamente preocupante, tendo em vista que esses jovens atingem a idade produtiva e não conseguem encontrar uma ocupação formal no mercado de trabalho.

Aqui em Fortaleza, de acordo com dados do Sine-IDT (Julho/2005), o desemprego jovem caiu pelo segundo mês consecutivo, alcançando 32,51%, em julho, valor este quase três vezes maior que o desemprego adulto do mesmo período (11,77%). Em julho de 2005, havia 86 mil adultos procurando trabalho na capital, enquanto 88 mil jovens estavam na mesma situação.

A matriz do problema está no baixo grau de escolaridade e na falta de uma qualificação profissional mínima. Pensando nisso, o governo federal aproveitando os excelentes resultados da política econômica lançou por meio da Secretaria Nacional de Juventude, o programa “ProJovem” destinado a jovens entre 18 e 24 anos, que concluíram a 4ª série e não cursaram a 8ª série, que estão fora da escola e não possuem vínculo empregatício.

O programa tem a duração de um ano e objetiva formar os estudantes no ensino fundamental, além de capacitá-los em 21 atividades profissionais como turismo e hotelaria, construção e reparos diversos, alimentação e saúde. Ao final eles recebem o diploma do ensino fundamental. O diferencial do projeto é que o governo federal pagará uma bolsa de 100 Reais por mês a cada estudante matriculado, além de merenda escolar de cinqüenta centavos por aluno.

A prefeitura de Fortaleza é parceira da Secretaria Nacional de Juventude no programa “ProJovem” cedendo as instalações físicas para o desenvolvimento de todas as atividades, a montagem de laboratórios de informática e o fornecimento de todo o material didático necessário. São ações dessa magnitude que facilitarão o acesso do jovem ao mercado de trabalho.

Compartilhe

Recomendados

Sem categoria
Nota oficial do Partido dos…
26 de agosto de 2022